PROJETO BIP/ZIP “FAZ-TE EM SANTA CLARA”

No âmbito do programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa e através do projecto “Faz-te em Santa Clara”, o Centro Social e Paroquial da Charneca, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Clara, a Escola Nacional de Saúde Pública, o Centro Social e Paroquial da Ameixoeira, a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e outros parceiros, vêm dar continuidade ao trabalho desenvolvido no projecto anterior “Alimentar em Rede”.

Este projecto tem como principal objectivo melhorar o funcionamento dos serviços de apoio alimentar na freguesia e promover a autonomia e optimização da gestão de recursos de cada família acompanhada.

Serão desenvolvidas seis actividades com o envolvimento e acção directa das famílias e da comunidade onde se inserem, contando com voluntários e com o contributo das entidades locais.

A primeira actividade – “Escutar para Intervir” - foi concluída com sucesso entre os meses de Novembro e Dezembro e contou com a participação de 52 representantes das famílias beneficiárias de apoio alimentar.

As próximas actividades do projecto incluem sessões de sensibilização para os temas chave do projecto, formação certificada de voluntários tutores, um programa de tutoria para acompanhar individualmente as famílias, workshops nas áreas de cozinha e gestão de recursos e um banco de trocas - a Despensa do Bairro - onde as famílias com carência económica terão possibilidade de adquirir produtos que lhes faltam dando em troca o seu tempo ou outros produtos que não necessitem.

Desde Janeiro, o projecto tem-se focado na implementação da Despensa do Bairro, através da mobilização de recursos e no convite à participação, dirigido a particulares, empresas e instituições, no sentido de envolver voluntários na Tutoria e outros participantes na campanha de doação de bens.