ALIMENTAR EM REDE

O Projecto “Alimentar em Rede”, do Programa Bip/ZIP da CML, surgiu com o trabalho concertado dos parceiros da Comissão Social da Junta de Freguesia de Santa Clara, especificamente do Grupo de Trabalho da Emergência Social. No âmbito das suas actividades, este grupo identificou várias situações e problemáticas, bem como dificuldades de resposta das instituições locais, perante o aumento significativo das famílias com carências alimentares.

Este projecto tem-se desenvolvido através de várias actividades, desde workshops, formação, sessões de grupo, ações de sensibilização. Finalizou com o evento designado por “Chefe no Bairro”, no qual participaram várias instituições e parceiros:

- Junta de Freguesia de Santa Clara

- Câmara Municipal de Lisboa

- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

- Gebalis

- Centro de Saúde do Lumiar com a Liga Portuguesa Contra a Sida

- Centro Social e Paroquial da Charneca

- Centro Social e Paroquial da Ameixoeira

- Re-Food Santa Clara

- Irmãs do Bom Pastor

- Farmácia Halon (Campo Grande)

- Grupo de Jiu-Shitsu - Youngzilionda Pista de Atletismo da Alta de Lisboa

- Altogagreen - Ludicenter

- Movimento 2020

- Escola Nacional de Saúde Publica

- Delta Cafés

- ANAFS

- AVAAL

- Triutopia

- Massagem Ayurvedica - Filipa Infante

- Zumba – Professora Sara Oliveira

- Escoteiros da Charneca

- Policia Municipal

- Claquete – Programa Escolhas 6ª Geração

- Chefe Justa Nobre

- Chefe Fábio Bernardino

Este último evento, aberto à comunidade, realizou-se no Jardim do Campo das Amoreiras, onde os concorrentes, de proveniências, etnias e culturas diversificadas, exibiram os seus dotes culinários, confecionando uma refeição saudável e económica.

Foi um momento formativo e de convívio, no qual estiveram representadas várias instituições, que assim quiseram dar o seu contributo, para uma causa digna de ser acarinhada, pelo impacto que provoca na gestão doméstica das comunidades.

Estiveram presentes o Sr. Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. João Afonso, conjuntamente com a Presidente da Junta de Freguesia e o Dr. José Ferreira (responsável pelo Programa BIP/ZIP da CML) que procederam à entrega de presentes aos candidatos, em função da respectiva classificação e ordenação. E, como no dia 16 de Outubro se Comemora o dia Mundial da Alimentação reforçaram desta forma o Plano Municipal do Combate ao Desperdício Alimentar na Cidade de Lisboa.