Santa Clara festeja a 8.ª Edição das Olisipíadas na Festa Final

4/6/2019

No passado fim-de-semana, dias 1 e 2 de junho, teve lugar a Fase Final da 5ª edição Olisipiadas e cerimónia de encerramento, no Parque de Jogos - 1º Maio – Inatel.

Dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a Praça do Município foi o local da partida do percurso da Tocha, o primeiro grande momento desta festa final.

O atleta paralímpico Jorge Pina, o maratonista João Neto e a atleta de Marcha Atlética Maria Orlete Mendes, em representação da Freguesia de Santa Clara, foram alguns dos ilustres que transportaram a tocha, num percurso de 7,4 km entre a Baixa e o Parque de Jogos 1º de Maio.

O Sr. Vereador do Desporto, Carlos Castro, assinalou a importância das Olisipíadas na promoção das mais diversas modalidades olímpicas e paralímpicas.

As Olisipíadas são organizadas pela Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia, em parceria com os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, Associações e Federações Desportivas, Clubes e Agrupamentos Escolares.

A freguesia de Santa Clara esteve muito bem representada, quer em quantidade, quer em qualidade dos seus atletas.

Tal só foi possível, graças ao envolvimento dos Clubes, Associações e Escolas da freguesia, bem como da Divisão do Desporto da Junta de Freguesia Santa Clara.

Embora praticamente todos os clubes tenham tido atletas a participar em ambas as fases da competição (Local e Final), é importante destacar aqueles que mais se envolveram.

A saber:
- Escolas da freguesia;
- Educar a Sorrir;
- Centro de Atletismo das Galinheiras;
- Grupo Desportivo Águias da Charneca e
- Grupo Desportivo e Recreativo Tunelense.

No que diz respeito às escolas, as mais participativas foram a EB1 Alta de Lisboa, EB1 Eurico Gonçalves, EB1 das Galinheiras, EB1 Maria da Luz Deus Ramos.

O Chefe da Divisão de Desporto da Junta de Freguesia, Dr. Bernardo Lencastre, destaca "o trabalho do Professor Pedro Rodrigues (Professor e Coordenador das AEC’s na EB1 Alta de Lisboa) que ao longo das várias edições das Olisipíadas, tem desenvolvido uma trabalho notável de mobilização atletas, dinamização e enquadramento das atividades, tendo sido fundamental para o sucesso da freguesia nesta iniciativa desportiva."

Assim, um profundo agradecimento a todos por mais um ano de Olisipíadas com muito sucesso!