ARU DE SANTA CLARA - SESSÃO DE ESCLARECIMENTOS

A sede da Junta recebeu, no dia 29 de Junho, a sessão de esclarecimentos da Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara (ARU - Santa Clara), que vai transformar profundamente parte da freguesia, à qual se seguiu um participado debate com os munícipes presentes, que puderam apresentar as suas sugestões.

O projecto de reabilitação urbana prevê a construção da nova via estruturante de Santa Clara, que vai atravessar parte da freguesia, ligando a centralidade da cidade com o antigo Núcleo Histórico da Ameixoeira, as Galinheiras, a Charneca, e a Alta de Lisboa, aproximando também estas áreas entre si.

Está igualmente projectada a reabilitação do edificado no Núcleo Histórico da Ameixoeira, a reconversão das cinco AUGI existentes na área a intervir, assim como a construção de novos equipamentos, como por exemplo, de uma esquadra da PSP.

A ARU - Santa Clara vai permitir novas soluções de mobilidade e atenuar o efeito de periferia, promovendo a coesão territorial e social, a integração na cidade, o desenvolvimento, e a fixação de mais população na freguesia.

O projecto foi apresentado pela Dra. Luísa Nobre, da Câmara Municipal de Lisboa, com a presença do Sr. Vereador, Arq. Manuel Salgado, da Sra. Presidente, Dra. Maria da Graça Pinto Ferreira, dos membros do Executivo e dos técnicos da CML.