ACTIVIDADE LÚDICO-PEDAGÓGICA – “TRAÇA O TEU CAMINHO”

Em período de férias escolares, o Parque Florestal de Monsanto foi o local escolhido para um grupo de cerca de 20 crianças e jovens, utentes da Pastoral dos Ciganos, viver um dia diferente, ao participar nas actividades ao ar livre - “Traça o teu Caminho”.

Da parte da manhã, o grupo fez um percurso de orientação, no Parque Recreativo do Calhau, dinamizado pela equipa de policiamento comunitário da Polícia Municipal de Lisboa, onde os jovens aprenderam a interpretar mapas, seguir trilhos e identificar pontos.

À tarde, depois do picnic, realizou-se uma visita ao picadeiro dos Montes Claros da Polícia Florestal, e uma palestra sobre o tratamento dos cavalos desta força de segurança que garante vigilância e fiscalização do Parque de Monsanto. O dia terminou de forma muito divertida, com uma actividade de volteio, que permitiu a muitas crianças andar a cavalo pela primeira vez.

Esta iniciativa, realizada no âmbito do Grupo de Segurança Galinheiras Ameixoeira e dinamizada pela Junta de Freguesia de Santa Clara, teve como objectivo promover comportamentos de cidadania e segurança junto de crianças e jovens, assim como a diminuição de barreiras entre a polícia e os mais novos e o aumento da relação de confiança na polícia.