• fernandooliveira386

ORQUESTRA GERAÇÃO ACTUA NA EB1 ALTA DE LISBOA


A apresentação do Polo da Orquestra Geração na Escola Básica da Alta de Lisboa decorreu ontem, com obras musicais tocadas pelos alunos e decorre do objectivo de continuação da estratégica que tem vindo a ser delineada no sentido de intervir nesta zona da cidade, onde importa actuar ao nível da sua requalificação socioeducativa.

Pretende-se a criação de estratégias de combate à exclusão e ao abandono escolar e de se inverter esta tendência, bem como fomentar a igualdade de oportunidades, alargar horizontes vivenciais, culturais e sociais, sem estar condicionada a género, raça, cor, nacionalidade, origem étnica ou qualquer outro critério de discriminação.

O Programa Orquestra Geração centra a sua acção no desenvolvimento social através da música e tem por objectivos contribuir para a inserção e desenvolvimento das crianças e jovens, promover a sua auto-estima e a das suas famílias, aproximar os pais do processo educativo dos filhos, fomentar a igualdade de oportunidades, combater o abandono e insucesso escolar e conter a exclusão social.

Foi uma aposta centrada na constituição de um meio de coesão da comunidade local em torno de um projecto social e que se está a revelar ao mesmo tempo, como um instrumento cultural e social de intervenção e de dinamização. Esta dinamização concretiza-se pela realização em concertos, participação em espectáculos com outras formações musicais bem como nos convites provenientes de diversas entidades privadas e públicas para participação em eventos.

O Programa Orquestra Geração – Sistema Portugal, encontra-se em curso em escolas de Lisboa, desde 2010.

FONTE: Programa Orquestra Geração


15 visualizações